O Hospital Central do Estado foi inaugurado, mas atendimento ao público só em janeiro

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Antonio Pinheiro | Secom-MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio  

 

O Hospital Central foi inaugurado na última sexta-feira, depois de 34 anos de espera com obras inacabadas em Cuiabá.

Porém, os pacientes só começam a ser atendidos em janeiro do próximo ano.

O novo hospital, que fica no Centro Político Administrativo, em Cuiabá, representa um momento histórico para a Saúde Pública de Mato Grosso.

A unidade será administrada pelo Einstein Hospital Israelita e o atendimento à população será totalmente gratuito pelo SUS, Sistema Único de Saúde.

Segundo o governador Mauro Mendes, o Einstein vai trazer para Mato Grosso todo o conhecimento que o consolidou como referência mundial em alta complexidade, somado à experiência de quase 25 anos no SUS.

A unidade conta com 290 leitos e vai atender casos de alta complexidade, com capacidade para quase duas mil internações, 652 cirurgias, três mil consultas especializadas e mil e 400 exames por mês.

As especialidades previstas são cardiologia, neurologia vascular, ortopedia, otorrinolaringologia, urologia, ginecologia, infectologia e cirurgia geral.

A previsão é de que a unidade conte com cerca de dois mil colaboradores em sua capacidade total.

O Hospital Regional vai realizar ainda cirurgia geral pediátrica, cirurgia ortopédica pediátrica, cirurgia urológica, cirurgia oncológica, além de cateterismo cardíaco e angioplastia, entre outras.

Os pacientes serão regulados por meio da Central de Regulação.