Projeto viabiliza o plantio sustentável de arroz em terras indígenas de General Carneiro

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Foi apresentado, na última semana, na Seaf, Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, o convênio que vai colocar em prática um projeto de plantio sustentável de arroz em 67 aldeias indígenas Xavantes e Bororo de General Carneiro, município da região do Araguaia.

Uma parcela do investimento, de mais de um milhão de reais, faz parte de uma emenda parlamentar destinada pelo primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi, do PSB.

O “Projeto de Segurança Alimentar dos Povos Indígenas” prevê o atendimento de duas etnias, sendo 60 hectares pertencentes às áreas da reserva Sangradouro e 50 hectares das terras Merure.

Ao todo, serão mais de três mil beneficiados por conta da parceria entre a Funai, Fundação Nacional do Índio, além dos governos estadual e municipal. 

De acordo o prefeito de General Carneiro, Marcelo Aquino, do PL, na primeira etapa está previsto o plantio de 110 hectares, a partir dos recursos liberados pelo deputado Max Russi.

 Além disso, os indígenas serão contemplados com cursos voltados às atividades agrícolas, como o de operador de máquinas agrícolas.

Segundo Russi, além de tirar mais de três mil indígenas da dificuldade, o projeto de plantio sustentável é um verdadeiro avanço, pois possibilita a auto sustentabilidade indígena, assim como o benefício social, econômico e ecológico. 

O parlamentar destacou ainda que o projeto vai incentivar o desenvolvimento da agricultura familiar, por meio de preparação do solo, plantio e colheita.

Além disso, vai fomentar a capacitação técnica e fortalecer a segurança alimentar das famílias indígenas, finalizou o deputado.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.