Projeto transforma borracha em biojoias e promove inclusão de mulheres e jovens no extrativismo

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Fernanda Fidelis

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

Um projeto realizado com extrativistas do Distrito de Ouro Branco, município de Itiquira, tem transformado o látex extraído dos seringais em novas oportunidades, com o talento criativo de mãos femininas, que transformam o que a floresta oferece em arte, renda e dignidade.

O projeto "Borracha: opções econômicas, sociais e ambientais a partir da renovação sustentável do seringal" , financiado pelo Programa REM Mato Grosso e executado pela Cooperativa de Seringueiros de Ouro Branco, já comemora resultados expressivos na comunidade.

A vem iniciativa promovendo o fortalecimento da cadeia produtiva da borracha com foco na sustentabilidade, na inclusão de mulheres e jovens e na valorização de produtos da sociobiodiversidade, como as biojoias.

A partir de ações estratégicas, a Cooperativa não conseguiu apenas iniciar a renovação das áreas de cultivo com a implantação de um viveiro com 70 mil mudas de seringueiras, mas também culturas dinâmicas complementares, como café, mel, maracujá, banana, cacau e espécies nativas do cerrado.

O projeto impulsionou ainda a criação do grupo Flores da Seringueira, que se tornou símbolo do empoderamento feminino na cooperativa.

As mulheres ganham protagonismo não apenas na produção, mas também em espaços de fala e decisão. Em uma das oficinas de avaliação, a apresentação dos resultados foi feita exclusivamente por participantes femininas, demonstrando a transformação gerada pelo projeto.

Com o apoio de uma consultora especializada e na aquisição de equipamentos, as mulheres do grupo desenvolveram brincos, colares, pulseiras, tecidos emborrachados, anéis, bolsas e carteiras.

A venda desses produtos em feiras e eventos, com apoio logístico garantido por um veículo adquirido pela cooperativa, amplia a visibilidade e o valor agregado da produção.