Projeto SoleTRE do TRE de Mato Grosso vai alfabetizar jovens, adultos e idosos da capital.mp3 |
Da redação: Jurandir Antonio - Voz: Guilherme Alves
Começam nesta segunda-feira, dia 29 de julho, no prédio do Tribunal Regional Eleitoral, em Cuiabá, as aulas do projeto SoleTRE, destinadas a pessoas que não sabe ler e escrever.
As aulas serão ministradas por servidores e magistrados da Justiça Eleitoral de Mato Grosso. O curso de alfabetização é dirigido a jovens, adultos e idosos.
São turmas de 30 alunos, e as aulas acontecem todas às segundas e quartas-feiras, das oito às nove e meia da manhã e no período vespertino, de uma até duas e meia da tarde. O curso terá a duração de cinco meses.
Com a iniciativa, o TRE busca promover a inclusão social, despertar a cidadania e reduzir o quantitativo de eleitores analfabetos.
O percentual de cidadãos que ainda não tiveram acesso ao aprendizado de leitura e escrita é considerado elevado para os dias atuais.
Em Cuiabá, por exemplo, o cadastro da Justiça Eleitoral aponta que três mil 645 eleitores se declararam analfabetos.
O corregedor regional eleitoral, desembargador Sebastião Barbosa Farias ressalta a importância do projeto e reafirma: que todas as instituições, sejam públicas ou privadas, precisam se voltar para as questões sociais.
“Há muitas pessoas que não possuem qualquer nível de alfabetização, o que as leva a ficar à margem da sociedade, sem oportunidades profissionais e pessoais”, lamentou o corregedor.
Já o presidente do TRE, desembargador Gilberto Giraldelli explica que os resultados da alfabetização vão além do simples aprendizado da leitura e escrita.
“O cidadão que sabe ler e escrever, consegue exercer sua cidadania com mais propriedade e facilidade e acima de tudo, requerer seus direitos”, destacou Giraldelli.
Para mais informações sobre o projeto SoleTRE, ligue (65) 3362-8095.