Projeto Semeando Nossos Biomas amplia comercialização da produção sustentável na região de Cáceres

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Programa REM

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

O Programa REM Mato Grosso, em apoio a mais uma iniciativa que une produção e sustentabilidade no estado, destinou recursos para o ‘Projeto Semeando Nossos Biomas', realizado na região de Cáceres e Pontes e Lacerda.

 

Executado pela Associação do Centro de Tecnologia Alternativa, o projeto fortalece cadeias produtivas sustentáveis, envolvendo famílias de produtores, mulheres e jovens em práticas agroecológicas, recuperação ambiental e abertura de novos comércios.

O projeto tem como base a segurança alimentar e nutricional, geração de renda e recuperação de áreas degradadas.

Segundo o coordenador do projeto, Saguio Moreira dos Santos, a iniciativa foca também no fortalecimento da Rota Caminhos da Agroecologia, uma rede de produção e comercialização de produtos da agricultura familiar, que se conecta a mercados locais e regionais.

Em dois anos de projeto, resultados importantes puderam ser vistos como o aumento da produção agroecológica, a capacitação de jovens e produtores.

Aconteceu também uma melhoria na infraestrutura com aquisição de estufas, viveiros e maquinários, uso de sistemas de pastoreio sustentável, além da recuperação de áreas degradadas.

Nesse caso, essas áreas foram protegidas e restauradas com plantio de mudas nativas e a realização de estudos de viabilidade econômica, com análises de mercado para ampliar a comercialização dos produtos, diversificando a renda das famílias.

O ‘Projeto Semeando Nossos Biomas’ atua nas regiões da Grande Cáceres e Baixada Cuiabana, abrangendo os biomas Amazônia, Pantanal e Cerrado.

Os municípios como Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Cáceres e Poconé se beneficiam diretamente das ações.