| Projeto quer criar programa que atenda mães e bebês nos primeiros mil dias de vida.mp3 |
Foto da manchete: ALMT
Por Vinícius Antônio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso projeto do deputado Valdir Barranco, que estabelece diretrizes para o programa de proteção especial dos primeiros mil dias de vida das crianças nascidas em unidades da rede pública de saúde do estado.
A iniciativa visa reforçar a importância dos laços maternos durante a gestação, parto e pós-parto nas unidades de saúde pública, além de resguardar o acompanhamento infantil por equipes especializadas até os 24 meses.
O parlamentar explica que o fato de a contagem dos primeiros mil dias começar na gravidez justifica-se porque a gestação impacta na saúde física e emocional do feto e que, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância, são nos primeiros dois anos que as células cerebrais estabelecem as conexões numa velocidade única e podem fazer até mil novas conexões a cada segundo.
Essas conexões contribuem para o funcionamento do cérebro e para a aprendizagem das crianças
Além de favorecer os cuidados com a saúde e o crescimento, o médico ressalta ainda o impacto dos primeiros anos de vida no desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças, assim como na sociedade e na economia como um todo.
Deve haver um incentivo para que as mães consigam atender adequadamente os filhos, com disponibilidade de tempo, com flexibilização na jornada de trabalho.