Projeto fomenta a produção familiar de FLV em municípios do Vale do Rio Cuiabá.mp3 |
Da redação - Sapicuá Rádio News
O projeto da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensao Rural atinge uma área de 920 hectares com participação de mais de 450 produtores rurais. O engenheiro agrônomo da Empaer, Almir de Souza Ferro diz que é importante realizar um diagnóstico em cada município para identificar a infraestrutura, rendimento, qualidade e transporte para determinar a viabilidade.
Em 2010, a empresa realizou um diagnóstico que permitiu a produção de 58 variedades de frutas, legumes e verduras. Na época, Poconé foi considerado o maior produtor de frutas com uma área plantada de 133 hectares.
De acordo com o projeto, serão instaladas Unidades de Referência Tecnológica para a demonstração e divulgação de tecnologias. “A intenção é contar com a participação dos produtores que estejam na atividade de plantio, cultivo e comercialização” enfatiza Ferro.
O intuito é aumentar a produtividade e cultivo de hortaliças para evitar a importação de produtos provenientes de outros estados. Ao mesmo tempo, a produção local vai gerar mais postos de trabalho que vão contribuir de forma positiva para o Estado.
O projeto será executado pela Empaer em parceria com as prefeituras do estado, com o Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Cuiabá e organizações de produtores rurais.