Projeto FloreSer leva prevenção à violência de gênero para escolas de Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria / Seduc-MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:

 

Cerca de dois mil e 500 estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Médio, matriculados em 11 escolas da rede estadual, serão o público-alvo do projeto FloreSer, iniciativa do Ministério Público de Mato Grosso em parceria com a Seduc, Secretaria de Estado de Educação.

A primeira unidade a receber as atividades foi a Escola Estadual Padre João Panarotto, no bairro CPA IV, em Cuiabá.

De acordo com o Ministério Público, o projeto tem caráter preventivo e busca estimular reflexões sobre a violência de gênero entre jovens em idade escolar.

A proposta é promover relações saudáveis, igualitárias e livres de qualquer forma de violência.

Segundo a coordenadora do Núcleo das Promotorias de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar e do Espaço Caliandra, promotora Claire Vogel Dutra, a iniciativa pretende contribuir, no longo prazo, para a redução dos índices de violência contra mulheres.

As ações serão conduzidas pela equipe multiprofissional do Espaço Caliandra, composta por psicóloga, assistente social e jurídica, além de profissionais do MP e da Seduc.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou que a escola é um espaço estratégico não apenas para a aprendizagem acadêmica, mas também para a formação cidadã.

Ele ressaltou ainda que o envolvimento de toda a comunidade escolar, professores, gestores, estudantes e famílias, é fundamental para enfrentar padrões culturais que naturalizam a violência.