Projeto do Indea contemplou mais de três mil estudantes de MT com educação sanitária

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria Indea/MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Criação, abate, produção, inspeção e distribuição.

Esse passo a passo é a síntese do caminho que os alimentos de origem animal percorrem do campo até a mesa do consumidor.

E em todo esse processo, o Indea, Instituto de Defesa Agropecuária do Estado, está presente.

Para explicar o papel do órgão estadual nas etapas que envolvem as áreas de defesas sanitárias animal e inspeção sanitária para ajudar a formar pequenos cidadãos disseminadores de boas práticas sanitárias, foi criado o projeto ‘Do Campo ao Prato’.

Idealizado pela Coordenadoria de Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal do Indea, a ação consiste em levar até as escolas apresentações e palestras ministradas por servidores do órgão.

Nos eventos são debatidos temas como doenças transmitidas pelos alimentos, os cuidados necessários no trato de animais voltados para consumo, como, por exemplo, gado e frango, e informações sobre a importância da inspeção sanitária em frigoríficos e em produtos como leite, queijo, salame, ovos e mel.

Desde que foi implementado, em fevereiro do ano passado, o projeto ‘Do Campo ao Prato’ atingiu mais de três mil estudantes do Estado, de 122 municípios, com idade entre 10 a 12 anos.

Somente neste ano foram 42 escolas percorridas pela ação.

Durante os encontros, os estudantes são estimulados a participar do concurso que vai eleger qual o melhor desenho e frase que melhor represente o projeto ‘Do Campo ao Prato’.

A escola com o melhor trabalho ganhará uma mesa de pebolim, o professor um notebook e o aluno uma bicicleta.

A premiação será entregue em outubro, após avaliação dos trabalhos feitos pela comunidade escolar.