Projeto de incentivo à leitura e edital “MT Afluentes” agitam o movimento cultural de Juína

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

Uma equipe técnica da Confederação Nacional dos Municípios está em Juína e foi recebida nesta terça-feira, em um evento realizado na Casa da Cultura com a presença de diversas autoridades municipais e estaduais.

 

A equipe veio a Mato Grosso conferir de perto as atividades do Programa “Arte, Leitura e Cultura: uma bela mistura!” que é um dos dez finalistas do Prêmio MuniCiência – Municípios Inovadores, ciclo 2019-2020, realizado pela  Confederação Nacional de Municípios e a União Europeia.

 

Durante a visita a Juina, a equipe da Confederação dos Municípios vai conversar com os envolvidos na iniciativa, entre realizadores e beneficiados pelo projeto.

As informações sobre o programa cultural serão sistematizadas em um Guia de Reaplicação e em vídeo. Os materiais serão disponibilizados para outras administrações públicas do país.

O projeto realizado desde 2017 tem como objetivo incentivar a leitura, com a ocupação da biblioteca municipal, entre outras atividades.

Segundo a prefeitura de Juína, o programa elevou consideravelmente o número de usuários da biblioteca. Também conta com a ampla participação da população nos eventos relacionados à iniciativa, como oficinas de arte e exibição de filmes. O projeto tem atraído a atenção na região e se tornou um exemplo para outros municípios.

Quem também está em Juína é Secretário de Estado da Cultura, Esporte e Lazer, Allan Kardec, que além de participar da recepção aos técnicos da Confederação Nacional dos Municípios, aproveitou para lançar o edital “MT Afluentes” que vai destinar 900 mil reais para contemplar projetos culturais dos municípios mato-grossenses. 

 

Kardec enfatizou que o edital é um marco para a Cultura em todo estado pois valoriza as ações e os projetos culturais desenvolvidos pelas prefeituras.

 

Ele defendeu a descentralização dos recursos como uma forma de fortalecer a gestão da cultura e ampliar o acesso às artes e manifestações culturais para a população de todas as regiões do estado.

 

Ao todo serão contemplados 18 projetos culturais de diferentes linguagens artísticas e áreas temáticas. Cada projeto selecionado vai receber 50 mil reais.

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.