| Projeto da Unemat promove atendimento de saúde a pescadores da região de Cáceres.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinicius Antonio
Com o período da piracema, pescadores e isqueiros profissionais de Cáceres estão sendo atendidos pelo projeto de extensão e pesquisa da “Saúde Sem Fronteiras” da Unemat, Universidade do Estado de Mato Grosso.
Na última sexta-feira, cerca de 100 pescadores foram atendimentos por equipes dos cursos de História, Enfermagem, Educação Física, Medicina e Biologia da universidade no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cáceres.
O objetivo é aproveitar esse momento em que os pescadores e isqueiros estão na cidade, por conta do período de proibição da pesca, e fazer um diagnóstico mais detalhado das condições de saúde desses profissionais.
A professora da Unemat, Denise Cortela, explica que a partir desse levantamento será possível definir estratégias de atuação e propor outras ações pontuais para o grupo de pescadores ao longo de 2020.
A professora Poliany Rodrigues, também da Unemat, enfatizou que inicialmente os pescadores foram sensibilizados para a ação, momento em que foi explicado como seria o trabalho de coleta de informações e exames.
Foram realizados exames de glicemia, acuidade visual, exame de pele, aferição da pressão arterial, análise Burnout, que avalia do nível de estresse e esgotamento no trabalho, e o levantamento das condições gerais de saúde.
Na oportunidade também foram distribuídos os recipientes para que sejam coletados materiais para exames parasitológicos que serão realizados nos laboratórios da Universidade.
A realização do Projeto Saúde Sem Fronteiras mobilizou cerca de 50 acadêmicos e professores e servidores técnicos, além de parcerias externas como do Centro de Oftamologia de Cáceres.