PROJETO ‘CUMBARUSANDO MATO GROSSO’. Morroquianos comemoram conquista de barracão para armazenamento de Cumbaru

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Fernanda Fidelis/Programa REM MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

Em comemoração à entrega de um barracão para armazenamento de castanhas de cumbaru, beneficiários do projeto ‘Cumbarusando Mato Grosso’ realizaram um evento festivo na Comunidade Batatais, em Chapada dos Guimarães, que contou com a presença de morroquianos e agricultores familiares. 

O barracão, viabilizado pelo Programa REM Mato Grosso, vai auxiliar na preservação do cumbaru após a coleta, sendo um local adequado para armazenamento e futuro beneficiamento da castanha.

O evento foi realizado recentemente, e contou com a presença de toda a comunidade.

A entrega do barracão também destacou o trabalho da Associação Jovens Vivendo do Campo, que integra o projeto ‘Cumbarusando Mato Grosso’.

Segundo a coordenadora da Associação, Luciene da Silva, o grupo começou com pequenas rodas de conversa familiares e hoje se tornou uma entidade formal, com foco na agricultura familiar e no extrativismo.

Para jovens como Vando Silva, de 31 anos, o extrativismo e a agricultura familiar representam mais do que renda: são um estilo de vida.

Já a coordenadora do projeto ‘Cumbarusando Mato Grosso’, Fabiana de Fátima Correa, destacou a importância econômica e ambiental do cumbaru.

Segundo ela, o objetivo do projeto é evidenciar que o cumbaru é uma alternativa de renda para as famílias. A partir do momento que eles percebem que o cumbaru pode gerar renda, eles preservam as árvores que estão em suas casas. Isso vem ao encontro da iniciativa do Programa REM, que é o de manter as árvores em pé.

Ela explicou ainda que o barracão será fundamental para melhorar o manejo do cumbaru e aumentar a produção, já que atualmente o cumbaru é quebrado manualmente.