08 Projeto Água para o Futuro do MPE identifica 650 nascentes em Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria MP/MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
Prestes a completar nove anos de atividade, o Projeto Água para o Futuro já identificou 650 nascentes em Mato Grosso, que são capazes de produzir cerca de 20 milhões de litros de água por dia, o suficiente para abastecer por dia uma cidade como Sorriso, a quinta mais populosa do estado.
O trabalho desenvolvido pela equipe multiprofissional do projeto ainda resultou no mapeamento de cinco milhões de metros quadrados de APPs, áreas de preservação permanente, o equivalente ao tamanho de 600 campos de futebol.
Com o objetivo de identificar, recuperar e preservar os recursos hídricos por meio da proteção às nascentes de água, o projeto foi inicialmente implantado como piloto em Cuiabá, no ano de 2015.
De lá para cá, a iniciativa foi ampliada para outros 17 municípios por meio do Projeto Estratégico Institucional de Interiorização do Projeto Água para o Futuro, reforçando o compromisso do Ministério Público com a prevenção e a reparação de danos causados aos ecossistemas.
Além disso, um acordo de cooperação foi firmado com o Conselho Nacional do Ministério Público e garantiu a expansão da iniciativa para 17 estados brasileiros.
O Água para o Futuro é uma iniciativa do Ministério Público do Estado, executado em conjunto com o ICV, Instituto Centro de Vida, e a UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso.
O projeto busca garantir a segurança hídrica e o abastecimento de água potável por meio da identificação, preservação e recuperação de nascentes.