Programa Verde Novo distribuiu 48 mil mudas de árvores frutíferas e nativas em 2024

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio:

 

Com o objetivo de mobilizar a sociedade para o plantio e a manutenção de árvores em áreas urbanas, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso concluiu as ações do Programa Verde Novo em 2024 consolidando sua importância ambiental e social.

Durante o biênio 2023/2024, o programa distribuiu mais de 48 mil mudas de árvores frutíferas e nativas do bioma Cerrado, abrangendo os municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Barra do Garças.

Além disso, realizou 208 ações de conscientização ambiental, que incluíram palestras, plantio de árvores em escolas e áreas públicas e privadas, e a distribuição de mudas.

Entre as 48 mil 241 mudas distribuídas, destacam-se espécies frutíferas como pitanga, caju, pitomba, amora, tamarindo e acerola, e árvores nativas como jacarandá, ipês roxo, rosa, branco e amarelo, além de oitis.

Disponível para as 79 comarcas de Mato Grosso, o Verde Novo está aberto à adesão de todos os municípios do estado.

Para integrar o programa, os representantes das prefeituras podem entrar em contato com a gestão do Verde Novo pelo telefone (653617-3975 e obter informações para formalizar a adesão ao Termo de Cooperação Técnica.

Empresas interessadas em investir em projetos sustentáveis podem colaborar com a doação de mudas, insumos para o plantio direto de árvores ou apoio às atividades de conscientização ambiental.

Qualquer pessoa interessada em contribuir como voluntário no Programa Verde Novo pode solicitar por e-mail a sua inclusão no grupo de mensagens, onde são divulgados, em primeira mão, o calendário de ações e outras informações sobre as iniciativas do programa.

Sapicuá Rádio News, da redação Ana Rosa Lima