Programa de melhoramento genético do rebanho leiteiro beneficia 2.000 produtores de Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Israel Monteiro

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

O programa de melhoramento genético do rebanho leiteiro do Governo de Mato Grosso já beneficiou mais de dois mil pequenos produtores em 33 municípios.

Iniciada em 2020, a ação é realizada pela Seaf, Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, por meio de investimentos, como a transferência de embriões, entrega de novilhas prenhas e doação de sêmen, todos de raças de alto padrão genético, que vão resultar no aumento da produção de leite no Estado. 

Conforme a secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, o programa de melhoramento genético traz resultados importantes para a cadeia de produção de leite no Estado. 

Desde o início do programa, em 2020, já foram distribuídas 28 mil doses de sêmen convencional e sexado das raças Holandesa, Girolando, Gir e Jersey de alto padrão genético para cerca de mil 400 produtores. 

A Seaf entregou também 177 novilhas prenhas da raça Girolando meio-sangue desde 2022.

Nesta modalidade, cada associação ou cooperativa que participa do projeto precisa dar como contrapartida mais uma novilha prenha para cada uma que o Estado entregar.

No total, os produtores receberam 354 animais, sendo 177 do Governo e 177 das cooperativas e associações. 

Outros investimentos do Governo de Mato Grosso para o fortalecimento e desenvolvimento da cadeia produtiva do Leite foram a distribuição de quatro silos de leite com 40 mil litros; 722 resfriadores de três mil litros, mil litros e 500 litros; 11 caminhões com tanque isotérmico e 301 ordenhadeiras.