| Famílias de baixa renda residentes em áreas com cobertura inexistente ou precária de TV aberta.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima
Texto do áudio:
Famílias de baixa renda residentes em áreas com cobertura inexistente ou precária de TV aberta já podem solicitar gratuitamente a instalação da nova parabólica digital em casa.
A medida faz parte do programa Brasil Antenado, do Ministério das Comunicações.
Ao todo, o Brasil Antenado vai contemplar 323 cidades, em 16 estados, até abril de 2026.
Em Mato Grosso, serão beneficiados 23 municípios.
A ação visa garantir o direito à informação e ao entretenimento por meio da TV aberta, com som e imagem em alta definição, maior estabilidade de sinal e uma nota com cerca de 100 canais gratuitos.
Segundo o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, com o fim do Siga Antenado, que substituiu mais de cinco milhões de parabólicas antigas, o Brasil Antenado nasce com foco nas famílias que vivem em áreas onde não há sinal de TV ou onde ele é extremamente limitado.
O ministro disse ainda que essa é uma política essencial de inclusão social e digital.
As famílias dos municípios contemplados, inscritas no CadÚnico, podem agendar a instalação gratuitamente pelo site brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800 729 2404, que também aceita mensagens via WhatsApp.
Todo o processo é gratuito e inclui o completo e a instalação do novo equipamento.
Em Mato Grosso, serão atendidas pelo programa as cidades de Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Colniza, Cotriguaçu, Figueirópolis D'Oeste, General Carneiro, Itanhangá, Nova Maringá, Nova Ubiratã e Novo Santo Antônio.
Na relação constam ainda os municípios de Ponte Branca, Querência, Reserva do Cabaçal, Rondolândia, Salto do Céu, Santa Cruz do Xingu, Santa Rita do Trivelato, Santo Afonso, Santo Antônio do Leste, São Félix do Araguaia, São José do Xingu, Serra Nova Dourada e União do Sul.