Programa Aconchego continua com ações no estado.mp3 |
Da redação: Guilherme Alves - Voz: Vinícius Antônio
No começo do mês, a primeira-dama do Estado Virginia Mendes em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, esteve realizando a entrega de cobertores, roupas e itens de higiene para a população carente em todo o Mato Grosso. Após a solenidade que abriu as portas da campanha, Virginia já percorreu aldeias indígenas, comunidades da baixada cuiabana, e agora, visita reeducandas na penitenciaria feminina Ana Maria do Couto May.
Ao longo da visita, ela teve a oportunidade de conhecer os espaços da ofincina de costura, sala de estudo, cozinha e biblioteca do local, em conjunto com a secretária da Setasc Rosamaria Carvalho.
“Estamos empenhados em proporcionar melhorias para aquelas que estão dispostas a receber uma segunda chance. Além das doações, pude ouvir delas os anseios e planos para o futuro e muitas querem aprender um novo ofício, em busca de um recomeço”. A esposa do Governador pretende executar melhorias na estrutura física, além de implementar cursos na área de panificação para as reeducandas.
A diretora da penitenciária, Maria Giselma Ferreira da Silva, ressaltou que há no local 200 mulheres custodiadas, sendo que 80 estão estudando e 57 trabalhando fora do presídio. Internamente, 33 reeducandas trabalham com diversos serviços.
“A vinda da primeira-dama até aqui demonstra como este Governo pensa e age de forma diferente, buscando um olhar sensível e humano àqueles que estão à margem da sociedade”, destacou Giselma.