Profissionais de Mato Grosso coletam doações de órgãos para transplante.

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Da redação - Sapicuá Rádio News

Nessa sexta feira, dia sete, com o apoio da Central Estadual de Transplante da Secretaria de Estado de Saúde, foi realizada a captação de múltiplos órgãos no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá.

Os profissionais da Comissão Intra-hospitalar e Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante mobilizaram-se desde a abertura do Protocolo de Morte Encefálica, que possibilitou a coleta de doações de rins, fígado e córneas.

“Além de representar um grande feito para o Estado de Mato Grosso, a realização do procedimento de retirada dos órgãos de um doador simboliza o esforço de toda uma equipe que trabalha em prol do cidadão mato-grossense.” Disse o secretário de Estádo de Saúde, Gilberto Figueiredo.

As captações ainda contaram com a ajuda de profissionais do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, que cuidaram das retiradas de fígado enquanto a equipe do Hospital Santa Rosa ficava com a retirada dos rins. As córneas foram extraídas pela equipe do Banco de Olhos de Cuiabá.

A Coordenadora Estadual de Transplantes, Fabiana Regina de Souza Molina, explicou que depois de vários anos de interrupção, a captação local retorna, tanto do trabalho de avaliação quanto a preparação dos pacientes, para poder atender aos receptores que necessitem de transplantes.

Segundo Molina, a equipe de transplante do Estado e o hospital credenciado já estão aptos para a retomada do Transplante Renal em Mato Grosso. Os órgãos humanos foram disponibilizados para a Central Nacional de Transplantes.

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.