Professores dão dicas para fazer uma boa redação no Enem

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Oussama El Ghaouri – Repórter da Rádio Nacional

Edição: Bianca Paiva / Rilton Pimentel

Gabriel Jabur/Agência Brasília

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exigem hábito de leitura,  capacidade de interpretação e memorização, além de preparo físico e nutricional.  Mas não é só isso. Nos dois domingos, dias 9 e 16 de novembro, é preciso ter estratégia para resolver as 180 questões, mais a redação que é aplicada no primeiro dia.  De acordo com professores de cursos preparatórios para o ENEM, o conselho é começar pela produção do texto.

Foi o que explicou a professora de Biologia e especialista em estratégia de prova, Marissa Machado Borges. 

“Em cinco horas e meia, é muito importante que ele possa começar lendo os textos motivadores. Assim, ele já vai encontrar o tema principal dessa redação, encontrar palavras-chaves que possam, a partir daí, ele construir a sua tese, os argumentos, utilizando o seu próprio conhecimento e repertório.”

Segundo o professor de estratégia de prova, João Gabriel, durante a leitura dos textos é importante que o candidato já vá anotando as ideias que surgirem. 

“Você vai elencar os repertórios que você colocaria e os argumentos que você vai direcionar para essa estrutura. O que eu vou usar de repertório? Por exemplo, vou usar um filme, vou usar uma série, vou usar um livro, vou usar uma frase de alguém. Qual que é a solução para esse problema? Porque depois você tem que ter uma proposta de intervenção na conclusão. Essa proposta de intervenção, você já pode pensar logo no início e aí deixe esse planejamento de texto escrito. Não precisa escrever a redação logo no início, não. 

O professor João Gabriel explica por que é importante não finalizar logo a redação.

“O Enem tem uma premissa que assim: várias questões da prova elas vão dialogar com tema da redação. Então é legal que você faça o planejamento. E conforme você vai tocando a prova, você vai percebendo que algumas questões elas vão se correlacionar com esse tema. E aí já favorece para você desenvolver seus parágrafos e criar mais argumentos caso você tenha dificuldade no desenvolvimento dessa temática.”

E a professora Marissa conclui. 

“Então, deixar para passar essa redação pelo menos no meio da prova, não no final, para não correr o risco de não ter tempo de fazer isso, dá chances de ir pensando e amadurecendo um pouco esse repertório e que essa tese fique melhor estruturada.”

Os professores lembram que os estudantes gastam, em média, cerca de uma hora e meia a duas horas com a redação. E destacam que a estratégia é importante porque a redação é a prova de maior pontuação do Enem. O candidato pode chegar a mil pontos limpos no exame. Isso porque ela não é influenciada pela teoria de resposta ao item aplicada às outras provas que têm questões de múltipla escolha. O que significa isso? Esse é o assunto da nossa próxima reportagem sobre o Enem 2025.