| 09 Brasil cria 213 mil empregos formais em setembro, aponta Novo Caged.mp3 |
Daniella Longuinho – Repórter da Rádio Nacional
Edição: Fabiana Sampaio / Rafael Guimarães
Marcello Casal jr/Agência Brasil
O Brasil criou 213 mil empregos formais em setembro, segundo dados do Novo Caged, Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Foram mais de 2,29 milhões de admissões, contra quase 2,08 milhões de desligamentos em todo o país.
Todos os cinco grandes grupamentos de atividades econômicas registraram saldo positivo em setembro. Destaque para o setor de serviços, com 106 mil postos de trabalho, aumento de meio ponto percentual. Em seguida, aparece a indústria, com 43 mil vagas, também com aumento de meio ponto percentual. O comércio apresentou crescimento de 0,3%, saldo de 36 mil vagas; agropecuária, de 0,2%, pouco mais de 3,1 mil vagas; e a construção civil ficou com o maior crescimento percentual, de 0,8%, cerca de 24 mil postos.
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, atribuiu o crescimento no setor da construção à política habitacional do governo federal:
"Construção é resultado da política Minha Casa, Minha Vida. O governo tem trabalhado bastante isso para suprir a deficiência habitacional no país, e com grande esforço do Fundo de Garantia em financiar, e não somente financiar, mas puxar os juros para baixo, a partir dos subsídios oferecidos pelo governo."
Estados registram saldo positivo
Todas as 27 unidades da federação registraram saldo positivo de empregos formais. Os maiores resultados foram observados em São Paulo, com 49 mil vagas; no Rio de Janeiro, com 16 mil; e em Pernambuco, com 15,6 mil.
O salário médio real de admissão em setembro deste ano foi de R$ 2.286,34, uma redução de R$ 20,61 em comparação com o mês de agosto.
No acumulado de janeiro a setembro de 2025, o saldo de empregos chega a mais de 1,7 milhão de novos vínculos com carteira assinada, crescimento de 3,6% em relação ao mesmo período do ano passado.