Pesquisadores da Unemat recebem recursos da Fapemat para pesquisas na área da agropecuária.mp3 |
Foto da manchete: reprodução da internet
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Cinco professores da Unemat, Universidade do Estado de Mato Grosso, conquistam 37% dos recursos ofertados pelo edital de Pesquisa com Alto Nível de Maturidade Tecnológica da Fapemat, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso.
Juntos os docentes vão receber aproximadamente 680 mil reais.
Os professores terão de 15 a 18 meses para desenvolverem as propostas selecionadas.
O objetivo da iniciativa é produzir conhecimentos aprofundados em áreas estratégicas para o desenvolvimento de Mato Grosso.
Neste sentido os projetos selecionados foram: “Novas dietas para bovinos com base em espécies nativas na Amazônia Mato-grossense'', do professor Alexandre de Azevedo Olival.
“Lançamento de nova cultivar de maracujazeiro azedo para o estado de Mato Grosso”, da professora Eileen Azevedo Santos; e “Ferramentas moleculatres para impulsionar a bioeconomia da teca: pacote tecnológico e inovador de fácil aplicabilidade”, da professora Kelly Lana Araujo;
Além do projeto de “Extração aquosa de própolis padronizada e secagem em leito de espuma para uso de alimentos”, do professor Rogério Alexandre Nunes dos Santos e, “Gel antisséptico de imersão à base de própolis verde e Aloe Vera para controle e prevenção da mastite em vacas leiteiras”, da professora Sílvia Cristina de Aguiar.
A meta do Governo do Estado é acolher e apoiar os projetos Pesquisa com Alto Nível de Maturidade Tecnológica a serem executados por Instituições de Ciência e Tecnologia, públicas ou privadas, sem fins lucrativos sediadas em Mato Grosso com vistas ao desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado.