04 Produtores rurais participam de visita técnica para conhecer andamento das obras da FICO.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria Aprosoja MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
As obras da FICO, Ferrovia de Integração do Centro-Oeste, devem chegar a Mato Grosso em 2025, de acordo com o gerente-geral de Implantação da FICO, Luciano Almada, durante apresentação do andamento das obras para produtores mato-grossenses.
A visita técnica foi organizada pela Comissão de Logística da Aprosoja, Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso, na última semana.
Na ocasião, os produtores visitaram o escritório da FICO, em Goiás, e também conheceram a infraestrutura necessária para a implantação dos trilhos, que vai atender parte da Região Leste de Mato Grosso.
A ferrovia terá cerca de 360 quilômetros, ao custo de aproximadamente 27 milhões de reais o quilômetro.
Segundo Almada, a obra será dividida em 11 frentes de trabalho. Dessas, seis estão localizadas em Goiás e estão todas em andamento, incluindo a ponte sobre o Rio Araguaia, que terá cerca de mil e 700 metros, a maior do percurso. Outras 20 pontes serão construídas ao longo da ferrovia.
O gerente da FICO explicou que ano que vem, além da ponte, a meta é ter obras em terra também em Mato Grosso até chegar em Água Boa.
Luciano Almada lembrou que, com a chegada das obras em Mato Grosso, o número de trabalhadores passará de seis mil para oito mil pessoas.
Atualmente, a empresa foca esforços para construção da base da ferrovia, para que uma máquina faça a instalação da superestrutura, como dormentes e trilhos.
Já o diretor-executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira, lembra que a FICO deve ser concluída em 2028 e atenderá a produção dos municípios de Água Boa, Nova Xavantina, Campinápolis, Novo São Joaquim, Canarana, Gaúcha do Norte e Querência.
Agricultores desses municípios produzem mais de quatro milhões de toneladas de soja por ano.
Grande parte dessa produção é transportada por caminhões até Rondonópolis, onde é embarcada nos trens e vão para exportação.