Produtores investem no aumento da produtividade e importação de máquinas agrícolas crescer 44,6%

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Aumentar a produtividade e consequentemente melhorar os resultados da produção é objetivo de qualquer produtor rural, e a melhor forma de se aproximar dessa meta é investir principalmente em equipamentos e tecnologia de ponta.

Desde a escolha das sementes até a hora da colheita o produtor deve estar atento ao que de melhor está à sua disposição.

No Brasil, produtores estão investindo na melhoria de seus equipamentos, e em Mato Grosso não é diferente.

Dados sobre importação de máquinas agrícolas refletem o interesse na modernização da produção e registram alta de até 46,6% em janeiro de 2025 em alguns modelos.

Segundo dados do Comex Stat, somente em janeiro deste ano, máquinas e aparelhos agrícolas para preparação ou trabalho do solo movimentaram mais de nove milhões de dólares no Brasil, alta de 46,6% em relação ao mesmo mês de 2024.

Máquinas para colheita ou debulha de produtos agrícolas também registraram alta na importação no país, e movimentaram mais de cerca de 33 milhões de dólares no primeiro mês do ano, alta de 18,5% em comparação com o ano anterior.

No Brasil, a importação de máquinas agrícolas e de construção triplicou entre os anos de 2020 e 2024, conforme estudo apresentado pela Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.

Um grande atrativo para a importação de maquinários agrícolas são os benefícios fiscais exclusivos da importação via trading, que permitem reduzir a carga tributária e otimizar o fluxo de caixa dos produtores.

Com a estrutura certa, é possível importar equipamentos de ponta com menor custo e maior eficiência operacional.