Produção de etanol do Brasil cresce com impulso do milho após queda na safra de cana

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio

A produção de etanol do Brasil na safra 24/25 deve somar pouco mais de 36 bilhões de litros, incluindo o combustível produzido a partir de cana-de-açúcar e milho, estimou a Conab, apontando aumento de 1,3% ante a temporada passada.

Esse crescimento vai acontecer pelo salto no crescimento da fabricação de etanol de milho, já que a safra de cana será menor do que o previsto, por conta do tempo quente e seco anteriormente, de acordo com a Companhia.

Agora a Conab estima a produção de etanol de cana em 28 bilhões e 86 milhões de litros de litros, cerca de 300 milhões de litros a mais na comparação com a projeção de agosto, com mais cana sendo direcionada ao combustível em detrimento do açúcar em meio a uma safra menor. Ainda assim, o volume será 2,8% menor do que em 23/24.

Já a produção de etanol de milho do país deverá somar 7 bilhões de litros, contra 6,9 na previsão de agosto, e agora está estimada para avançar 22% na comparação com a temporada passada.

O avanço do etanol de milho acontece com novos projetos e expansões entrando em operação, o que deve se repetir nos próximos anos.

Segundo relatório da Conab, as expectativas para a produção mato-grossense são otimistas, tendo em vista, principalmente, a "matéria-prima farta e de baixo custo, associada à oportunidade de maior participação no mercado alcooleiro no Sudeste, o maior consumidor do país".