| 07 Primeira turma para mulheres eletricistas em Mato Grosso faz parte de transformação no Brasil.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria Energisa
Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
Mais de 20 mulheres concluíram em Cuiabá, este mês de janeiro, a formação em eletricista de distribuição.
A diferença para outras turmas é que essa foi a primeira turma exclusiva, com 100% das vagas femininas em Mato Grosso.
A formação foi idealizada pela Energisa, concessionária de energia no estado, que contratou o Senai para conduzir a turma.
Além das aulas de graça, as alunas foram contratadas pela empresa desde o início do curso, que teve cinco meses de capacitação, três no Senai e dois no centro de formação da Energisa.
A ideia de contratar as alunas desde o início veio de uma análise feita pela própria empresa, durante a seleção de candidatos.
Segundo o coordenador de treinamentos, Albert Barreto, muitas desistiam de participar porque mantinham os filhos sozinhas. E não tinham tempo para se qualificar. Por isso fazer o curso já contratada fez a diferença.
Já a gerente de Educação Profissional e Superior do Senai Mato Grosso, Jocely Nogueira explica que iniciativas a qualificação profissional de uma turma exclusiva de mulheres no curso de eletricista de distribuição de energia, ilustram a transformação e também os desafios, na atração de mulheres para áreas tecnologicamente avançadas que ainda são ocupadas majoritariamente por homens.
A gerente disse ainda que o Senai não só capacita, mas atua no combate a disparidades sociais, demonstrando que a equidade de gênero no trabalho é uma meta tanto possível quanto necessária.