Presidente do TCE quer agentes comunitários de Saúde atuando no combate ao coronavírus

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

O presidente do TCE, Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, conselheiro Guilherme Maluf, apresentou proposta ao secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, de utilizar os agentes comunitários de Saúde para mapear os casos do novo coronavírus nos municípios.

 

A proposta foi apresentada durante a 2ª live promovida pela Escola Superior de Contas do TCE, realizada, em Cuiabá, na última semana, e que contou com a participação de mais de 40 municípios.

 

O debate entre o conselheiro Guilherme Maluf e o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, com o tema "A saúde pública de Mato Grosso no enfrentamento à Covid-19" contou com mais de mil acessos pelo Youtube e Facebook.

 

"O TCE quer propor ao Governo do Estado e a Secretaria de Saúde criar um protocolo para que os municípios utilizem os agentes comunitários de saúde e agentes de endemias para mapear os casos de Covid-19, fazendo uma busca ativa dos possíveis contaminantes do coronavírus. É claro, tendo todo o protocolo, com equipamento de proteção individual, termômetro", explicou Maluf.

 

O secretário Gilberto Figueiredo considerou a sugestão interessante e afirmou que a Secretaria está aprofundando a competência dos agentes comunitários de saúde e de endemias.

 

"Vamos iniciar a qualificação de nove mil profissionais dessa área. É uma ideia genial e importante, vamos fazer o chamamento de prefeitos e secretários para engajar nessa proposta", afirmou Figueiredo. 

 

O projeto, denominado “Detetive-COVID” tem por objetivo apoiar operacionalmente o poder público no enfrentamento da propagação do coronavírus.

 

"Temos um exército de mais de 10 mil agentes comunitários de saúde e de endemias, utilizando esses profissionais, teríamos um mapa real dos casos dessa endemia, podendo orientar melhor a população", destacou Maluf

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.