Agricultores de Várzea Grande recebem orientação para fortalecer cultivos de maracujá e abóbora cabotiá

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Secom VG

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio 

Com foco no fortalecimento da agricultura familiar e na diversificação da produção rural, a Prefeitura de Várzea Grande tem apoiado produtores de maracujá e abóbora cabotiá com assistência técnica especializada.

As ações fazem parte do programa de desenvolvimento sustentável coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, em parceria com a Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural.

Dois desses atendimentos aconteceram na comunidade rural do Sadia três.

Um na propriedade do produtor Francisco Vilas Boas, que cultiva abóbora cabotiá, e outro, na propriedade da produtora Ana Lúcia que cultiva maracujá.

A equipe orienta e auxilia, por exemplo, na instalação das espaldeiras, que são estruturas semelhantes a parreirais, que servem para sustentar as plantas, melhorar a ventilação e facilitar a colheita. A técnica contribui para o aumento da produtividade e da qualidade dos frutos.

Também foi realizado o Diagnóstico Rural Participativo com o objetivo de levantar informações sobre a produção, o manejo do solo e as condições socioeconômicas das famílias.

O levantamento vai orientar futuras ações de apoio e capacitação para fortalecer a produção local.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, o trabalho técnico no campo reforça o compromisso da gestão com o pequeno produtor.

Amorim destacou ainda que a assistência técnica é essencial para garantir que o produtor rural de Várzea Grande tenha condições de crescer com sustentabilidade e qualidade.