| Prefeitura de Cuiabá implanta projeto de coleta seletiva de recipientes de vidro.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
A Prefeitura de Cuiabá implantou, nesta quinta-feira, mais uma ação de incentivo à participação popular dentro das atividades de sustentabilidade.
A partir de agora, os moradores da capital podem realizar o descarte de recipientes de vidro, de forma segura e em conformidade com legislação ambiental.
A iniciativa faz parte do programa Cidade Limpa e conta com a colaboração da empresa Central de Reciclagem.
Neste primeiro momento, os pontos de entrega voluntária de vidro estão distribuídos em 17 espaços.
Para a implantação da atividade, a parceria estabelece que a Central da Reciclagem vai auxiliar na disponibilização dos compartimentos para depósito e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, fará o recolhimento dos materiais.
O planejamento é de que, ao longo do ano, Cuiabá conte com pelo menos 50 locais de recebimento.
“O prefeito Emanuel Pinheiro nos deu a missão de fortalecer as políticas públicas de sustentabilidade. Desta vez, resolvemos focar no vidro que, apesar de 100% reciclável, pode ser extremamente prejudicial ao meio ambiente quando descartado incorretamente”, afirmou o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.
A proprietária da Central de Reciclagem, Mona Gadelha, destaca que todo material coletado passará por uma triagem e encaminhado para uma indústria de reciclagem.
“Há seis meses começamos esse trabalho com o vidro, por observar que é um material que as pessoas têm dificuldade de descartar. Nessa parceria com a Prefeitura, nosso foco é a população que tem um frasco, um pote, uma garrafa, mas não tem onde depositar”, explica a empresária.
O cidadão que deseja colaborar com o projeto, realizando o descarte dos recipientes de vidro, pode procurar um dos pontos de entrega nas principais praças da cidade e nos parques administrados pelo município.
Para mais informações sobre o projeto é só ligar 3645-5518 ou acessar o site da prefeitura de Cuiabá.