| Prefeitura de Cáceres assina convênio com a Caixa Econômica para instalar energia solar nos órgãos públicos do município.mp3 |
Da redação: Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Prefeitos de municípios mato-grossenses assinaram contrato com a Caixa Econômica Federal, para implantação de projetos de energia solar.
O encontro, que reuniu em Cuiabá chefes do executivo municipal, o presidente da Caixa Econômica, Pedro Duarte Guimarães, além de deputados federais e estaduais de Mato Grosso.
O prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, por exemplo, assinou um convênio com a Caixa Econômica no valor de 11 milhões reais para a implantação de seis mil placas solares, no município.
Maris, explicou que as placas solares serão implantadas na sede da prefeitura. Com isso, secretarias e demais órgãos públicos municipais, vão funcionar a base de energia solar, inclusive as escolas municipais, que já estão sendo reformadas para receber aparelhos de ar condicionado.
Pelos cálculos, a instalação dos painéis solares vai proporcionar uma economia de até 90% na conta de energia elétrica para o município.
"Considerando a vida de útil das placas em até 30 anos, a prefeitura de Cáceres terá uma economia de seis milhões de reais por ano. E, durante 30 anos, a economia gerada será de 180 milhões de reais para os cofres do município", destacou Maris.
A instalação de painéis solares em empresas e órgãos públicos, de acordo com especialistas, ajudam a combater emissões de gases do efeito estufa e reduz a dependência dos combustíveis fósseis como o petróleo.
Além de Cáceres, a Prefeitura de Sorriso também assinou o convênio para a instalação dos painéis em órgãos públicos do município.