Prefeitura da capital tira mais de 10 toneladas de lixo do rio Cuiabá em uma semana

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

Uma operação de limpeza realizada pela Prefeitura de Cuiabá em conjunto com a empresa Locar Gestão de Resíduos retirou cerca de 10 toneladas de lixo do leito do rio Cuiabá em uma semana. 

A chamada Balsa Ecológica utilizada no trabalho tem pouco mais de sete metros de comprimento e três metros de largura e tela de uma polegada.

Além disso, o piso é construído com chapa de aço e forrado com borrachão, garantindo a segurança aos coletores.

Além da equipe que atua diariamente na Balsa Ecológica, mais 15 operadores de zeladoria pública estiveram envolvidos na ação.

Os resíduos eram provenientes de descarte irregular e foram levados ao rio pelas chuvas que caíram na capital.  

 “Infelizmente, encontramos no rio todo tipo de resíduo. Desde os menores como garrafas, copos, sacolas e capacetes, até os maiores como geladeira e televisores. Novamente pedimos à população que não jogue lixo no chão ou em terrenos baldios, pois o rio Cuiabá acaba sendo o destino deles”, destacou o secretário municipal de Serviços Urbanos de Cuiabá, José Roberto Stopa. 

O trabalho também contou com o auxílio de caminhões da Secretaria, que transportaram todo material coletado para o aterro sanitário.

Diariamente, a balsa percorre o trecho da Ponte Nova até a comunidade de São Gonçalo Beira Rio.

“Como poder público, estamos buscando fazer nossa parte. Mas, para que isso seja efetivo, precisamos da participação ativa do cidadão”, alerta o diretor de Resíduos Sólidos da Secretaria de Serviços Urbanos da capital, Anderson Matos.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.