| Prefeitos de Mato Grosso protestam, em Brasília, contra o projeto que acaba com os municípios que tem menos de cinco mil habitantes.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Prefeitos mato-grossenses participam, em Brasília, nesta terça-feira, de uma mobilização para protestar contra a proposta de extinção de mais de mil e 200 municípios com menos de cinco mil habitantes, sendo 34 deles em Mato Grosso.
A medida integra a Proposta de Emenda Constitucional, PEC do Pacto Federativo, enviada pelo presidente Jair Bolsonaro ao Congresso Nacional no início de novembro.
A mobilização foi articulada pela AMM, Associação Mato-grossense dos Municípios, e vai tratar de diversas demandas de interesses das cidades, entre elas, o pagamento do Auxílio Financeiro para o Fomento das Exportações, FEX 2019, que pode garantir um repasse de aproximadamente 250 milhões reais para os municípios.
Segundo o presidente da AMM, Neurilan Fraga, a extinção dos municípios é uma medida proposta de cima para baixo e não foi submetida a uma ampla discussão com a sociedade.
Sonora Neurilan Fraga
Não concordamos, não vamos aceitar e estamos decididos a defender a manutenção da autonomia desses municípios”, assinalou, ressaltando que dos 34 municípios de Mato Grosso que se enquadram na proposta do governo federal, todos estão com folha de pagamento em dia.