Prefeitos de Mato Grosso protestam, em Brasília, contra o projeto que acaba com os municípios que tem menos de cinco mil habitantes

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

Prefeitos mato-grossenses participam, em Brasília, nesta terça-feira, de uma mobilização para protestar contra a proposta de extinção de mais de mil e 200 municípios com menos de cinco mil habitantes, sendo 34 deles em Mato Grosso.

A medida integra a Proposta de Emenda Constitucional, PEC do Pacto Federativo, enviada pelo presidente Jair Bolsonaro ao Congresso Nacional no início de novembro.

A mobilização foi articulada pela AMM, Associação Mato-grossense dos Municípios, e vai tratar de diversas demandas de interesses das cidades, entre elas, o pagamento do Auxílio Financeiro para o Fomento das Exportações, FEX 2019, que pode garantir um repasse de aproximadamente 250 milhões reais para os municípios.

Segundo o presidente da AMM, Neurilan Fraga, a extinção dos municípios é uma medida proposta de cima para baixo e não foi submetida a uma ampla discussão com a sociedade.

Sonora Neurilan Fraga

Não concordamos, não vamos aceitar e estamos decididos a defender a manutenção da autonomia desses municípios”, assinalou, ressaltando que dos 34 municípios de Mato Grosso que se enquadram na proposta do governo federal, todos estão com folha de pagamento em dia.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.