| Prefeito de Rondonópolis vai à Brasilia para manter o Incra no município.mp3 |
Da redação: Guilherme Alves
Voz: Vinícius Antônio
Em resposta a decisão tomada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária de retirar sua unidade na cidade polo do sul do estado, o prefeito Zé Carlos do Pátio esteve mobilizando a bancada de Mato Grosso no Congresso Nacional para que essa decisão não seja efetivada.
O deputado federal Carlos Bezerra atendeu ao pedido do prefeito e uma reunião será articulada para o dia 14 de agosto junto ao presidente do Incra, general Jesus Corrêa. O pedido conta com o apoio de outros parlamentares que estiveram em reunião com o órgão na manha desta terça-feira.
A decisão nacional do Instituto pretende mudar o posto para Colniza, pois a demanda no extremo norte do estado é maior. “Sabemos que Colniza é marcada por conflitos agrários, inclusive com chacinas de trabalhadores rurais. Agora, não adianta despir um santo para vestir outro. Queremos manter o posto em Rondonópolis e abrir outro em Colniza se for o caso. Os custos são baixos por causa das parcerias com as prefeituras que garantem a estrutura para o funcionamento”, explica Bezerra.
A contraproposta do prefeito de Rondonópolis pretende arcar com a totalidade dos custos do órgão, que já era anteriormente de 90%, sendo apenas encargo do governo federal cuidar do salário dos servidores, beneficiando mais de 10 municípios da região.