Prefeito de Rondonópolis contata lideranças politicas contra decisão do Incra.mp3 |
Da redação: Guilherme Alves - Voz: Guilherme Alves
Na ultima sexta-feira, durante reunião, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária que vinha atendendo a região há dois anos, não estará mais fazendo parte do município de Rondonópolis, alegando que despesas precisam ser cortadas. Zé do Pátio, o prefeito da cidade, lamenta a decisão da saída do órgão, que tinha até então 13 unidades no estado.
"Estamos construindo parcerias tão boas com o governo federal, inclusive esta semana a Câmara Municipal aprovou uma proposta em regime de urgência para a prefeitura fazer repasse, de contrapartida, para construção de casas do governo federal. E aí vem uma notícia triste dessa", relata.
Em contra proposta, a prefeitura anunciou assumir integralmente as despesas para manter o funcionamento do órgão na cidade. O Incra agiliza o processo burocrático relacionados a títulos e certidões de terra que são exigidos em caso de financiamento entre outros serviços. Sem ele em Rondonópolis, os produtores rurais e assentados terão de percorrer 220 quilômetros até Cuiabá para tratar desses assuntos.
O prefeito contatou deputados estaduais e federais, como Carlos Bezerra, em busca de apoio para uma nova reunião, empenhados na luta pela manutenção do órgão.