Preços disparam e consumo de carne cai ao menor nível em 25 anos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Marcelo Casal JR - Agência Brasil

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
O preço das carnes continua subindo e pesando no bolso dos brasileiros.

 

Em 12 meses a alta acumulada já chega a 38% no país, segundo dados do IPCA, Índice Nacional de Preços ao Consumidor - Amplo, divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

 

Em algumas regiões, o aumento no preço das carnes é ainda maior. Em Rio Branco, a alta acumulada do produto em 12 meses é de 59,27%.

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o avanço é de 43,88% no período.

Apenas em maio, o preço das carnes registrou alta média de 2,24% no país e teve o quarto maior impacto individual, 0,07 ponto percentual sobre o indicador no mês, atrás da conta de luz, da gasolina e do etanol.

Entre os motivos para essa disparada nos preços, segundo o IBGE, está o dólar caro, atualmente negociado acima de cinco reais, e o aumento nas exportações, o que diminui a oferta de carnes no país.

O dólar alto encarece os custos com matéria-prima, principalmente o milho e a soja usados na alimentação dos animais.

Os produtores desses insumos também têm preferido exportar, diminuindo a oferta no país e elevando seus preços no mercado interno. A Indústria alega custos maiores com alimentação animal.

A disparada nos preços das carnes somada à perda de renda dos brasileiros por causa da pandemia de covid-19 fez com que o consumo desses alimentos no país caísse ao menor patamar em 25 anos, de acordo com dados da Conab, Companhia Nacional de Abastecimento.

Agora, cada brasileiro consome, em média, pouco mais de 26 quilos de carne ao ano, queda de quase 14% em relação a 2019, quando ainda não havia crise sanitária.

Esse é o menor nível desde 1996, início da série histórica da Conab.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.