Preço das hortaliças dispara e deve impactar na inflação dos próximos meses. Tomate é o vilão da carestia

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

De acordo com um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, o preço do quilo do tomate aumentou 71%, nos últimos meses, em Mato Grosso.

 

O motivo, segundo os produtores, seria o ataque de pragas e doenças nas plantações do estado. Com menos oferta de produto, os preços tendem a subir.

 

Em Cuiabá, por exemplo, o preço do quilo do tomate chega a custar 10 reais.

Segundo um comerciante que trabalha numa das maiores feiras da capital, antes do preço do tomate disparar, com 500 reais ele comprava dez caixas de tomate, agora não compra cinco.

 

Já o técnico da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, Empaer, Leonardo Dias, explica que o manejo de tomate é bem delicado. Segundo ele, a construção de estufas é fundamental para a proteção da cultura.

 

“O agricultor precisa ter um cuidado maior durante o desenvolvimento da planta para ter uma produção de qualidade e livre de doenças”, alertou Dias.

 

Os consumidores devem se preparar para o impacto do aumento nos preços das hortaliças na inflação dos próximos meses, especialmente do tomate, que deve ser o vilão da carestia.

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.