Prazo para adesão ao pacto pela retomada de obras paralisadas da educação está terminando

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação

Por: Jurandir Antônio – Voz: Michelly Caroline (Estagiária) 

 

Estados e municípios têm até a meia noite deste domingo, 10 de setembro, para aderir ao Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica.

A iniciativa é do MEC, Ministério da Educação, por meio do FNDE, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, com objetivo de retomar mais de três mil e 500 obras escolares paralisadas ou inacabadas em todos os estados brasileiros.

Oito semanas após abertura da adesão e faltando poucos dias para o encerramento do prazo, 69 % das obras já tiveram manifestação de interesse no Sistema Integrado de Monitoramento.

Todos os estados brasileiros têm obras paralisadas e passíveis de retomada.

O Maranhão tem o maior número de obras paradas, com 609, seguido pelo Pará, com 492 e Bahia têm 381 obras inacabadas.

Já em Mato Grosso, são 71 obras inacabadas e paralisadas. São 24 unidades de educação infantil, entre creches e pré-escolas, 23 escolas de ensino fundamental, nove de ensino profissionalizante, além de 14 novas quadras esportivas ou coberturas de quadras.   

A retomada de obras é uma das prioridades do governo federal.

A conclusão de todas as obras paralisadas poderá criar cerca de 450 mil novas vagas nas redes públicas de ensino no país, com um investimento previsto de quase quatro bilhões de reais, entre 2023 e 2026.