PRAGA. Percevejo barriga-verde vira dor de cabeça para produtores de soja e milho

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

O percevejo barriga-verde tem sido um dos principais desafios enfrentados pelos produtores de soja e milho nos últimos anos.

A praga, que se multiplica rapidamente e causa danos significativos às lavouras, foi o tema mais esperado do V Encontro Técnico do Milho, realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, na última semana de novembro, em Cuiabá.

A supervisora de pesquisa da Fundação Mato Grosso, Mariana Ortega, alertou para a importância de um manejo integrado do percevejo barriga-verde, considerando todo o sistema de produção, desde a soja até o milho.

Segundo a pesquisadora, a seca prolongada e o manejo inadequado nas últimas safras criaram condições favoráveis para a proliferação do percevejo. Segundo ela, é fundamental entender que o problema não se restringe ao milho. A soja tambm desempenha um papel crucial na dinâmica populacional dessa praga.

O hábito do inseto de se esconder na palhada dificulta o monitoramento e o controle. Além disso, a resistência a alguns produtos e a necessidade de um manejo integrado tornam o combate à praga ainda mais complexo.

Durante o evento a Fundação MT apresentou os resultados de um estudo de três anos que busca entender a dinâmica populacional do percevejo barriga-verde.

De acordo com Mariana Ortega, a rotação de culturas, a limpeza de áreas, a escolha de variedades resistentes e o uso de agentes de controle biológico são algumas das estratégias que podem contribuir para o controle da praga.

A Fundação Mato Grosso continua investindo em pesquisas para desenvolver novas estratégias de controle do percevejo barriga-verde e garantir a sustentabilidade da produção agrícola em Mato Grosso.