| Postos de combustíveis fechados a noite e aos domingos, passageiros de taxi e Uber só no banco de trás. Saiba o que foi decretado pelo Governo de Mato Grosso.mp3 |
Vinícius Antônio
Novas medidas foram decretadas pelo Governo de Mato Grosso.
Os decretos foram assinados pelo governador Mauro Mendes no início da tarde da última sexta-feira.
O Executivo Estadual determinou o fechamento dos parques públicos e privados, proibiu qualquer forma de aglomeração de pessoas em eventos públicos e privados, inclusive em feiras, igrejas, reuniões em praças, ginásios, academias, festas.
O decreto autoriza o funcionamento das atividades privadas que possam ser exercidas com respeito ao distanciamento mínimo de um metro e meio entre as pessoas e seguirem as demais normas sanitárias de prevenção à disseminação ao Coronavírus.
Os postos de combustível só poderão funcionar de segunda a sábado, das sete da manhã às oito da noite. Bares, restaurantes e similares deverão ter lotação máxima de 50% de sua capacidade, atendendo ao distanciamento mínimo de um metro e meio e as demais normas sanitárias.
O transporte coletivo municipal e metropolitano somente poderá funcionar com os passageiros sentados. Com o decreto, fica proibido o transporte coletivo intermunicipal.
Em transporte por táxi e motorista de aplicativo, fica proibida a utilização do banco dianteiro do passageiro. A parte interna do veículo deverá ser submetida a assepsia após a finalização de cada corrida;
Polícia Civil, Militar, Bombeiros e Defesa Civil deverão apoiar os órgãos sanitários e Procon para a aplicação das medidas;
Quem descumprir as normas do decreto poderá sofrer aplicação de penalidades administrativas cabíveis, inclusive interdição obrigatória dos estabelecimentos.