| Por causa da pandemia do coronavírus, Unemat antecipa a formatura de 30 médicos.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
O reitor da Unemat, Universidade do Estado de Mato Grosso, Rodrigo Bruno Zanin, conferiu grau aos 30 alunos do curso de Medicina da turma 2020/1, na última sexta-feira.
A formatura antecipada foi realizada em três etapas seguidas. Uma às três horas da tarde, outra às quatro horas e a última às cinco da tarde, nas dependências externas da reitoria, em Cáceres, com duração de 20 minutos cada uma.
Apenas estudantes do curso de Medicina da Unemat colaram grau antecipadamente, uma vez que, só podem se formar alunos da área da saúde que estão no último semestre letivo e que já cumpriram 75% do estágio supervisionado.
Na Unemat somente os acadêmicos de Medicina cumpriram os requisitos. Os alunos de Enfermagem não possuíam a carga horária do estágio supervisionado exigido.
O paulista Élcio do Valle Pintan, juramentista do primeiro grupo, há 11 anos em Cáceres, vê a antecipação da colação como uma oportunidade.
“Nós entraremos no mercado de trabalho em um momento de emergência pública com grande demanda por profissionais de saúde. Será um momento de grande ganho em experiência”, avaliou Élcio.
A colação de gabinete ganhou novo formato em função da pandemia da Covid-19. Durante a colação, ao ar livre, cada formando pode contar com a presença de apenas dois convidados.
As distâncias de segurança foram respeitadas e o uso de máscaras foi obrigatório para os participantes.