Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
A produção de grãos, soja e milho, deverá aumentar 68% até 2034 em Mato Grosso, passando de 86 milhões de toneladas na safra 23/24 para 145 milhões de toneladas. Os dados são do IMEA - Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária, que também projeta crescimento de 52% na safra de algodão, atingindo 4 milhões de toneladas. Para agregar valor a toda essa produção, é preciso que haja a implementação de políticas públicas voltadas em obras de infraestrutura logística, energética e para atração de indústrias.
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso vem atuando na apresentação de propostas e na aprovação de projetos que viabilizem o desenvolvimento socioeconômico do estado.
Os projetos de lei estabelecem as condições para a fruição dos programas de incentivos fiscais para cada cadeia produtiva e as empresas depois se adequam para usufruir o benefício.
Um exemplo é a cadeia do etanol de milho. De acordo com o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União), coordenador da Frente Parlamentar da Agropecuária, o estado conseguiu aumentar a arrecadação de impostos neste setor de 300 milhões para 2 bilhões de reais, por meio da concessão de benefício fiscal e, consequentemente, atração de novos empreendimentos.
De acordo com o deputado, Mato Grosso é diferenciado e inovou ao aprovar a estadualização de modais de transportes até então federais, como BR-163 e Ferrovia Vicente Vuolo.