07 Politec MT já emitiu um milhão de cédulas da nova Carteira de Identidade.mp3 |
Foto da manchete: Politec MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
A Politec, Perícia Oficial e Identificação Técnica, já emitiu um milhão de cédulas da CIN, Carteira de Identidade Nacional, o novo formato do documento de identificação em vigor no país, nos últimos dois anos.
Segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a pouco mais de dois anos desde o início da implantação da CIN, Mato Grosso é o 4º estado brasileiro com maior quantidade de emissões em relação ao número de habitantes, ficando atrás de Piauí, Acre e Alagoas.
Em julho de 2025, Mato Grosso também obteve o maior número de solicitações, com 44 mil 591 pedidos naquele mês.
A Politec reduziu o prazo de emissão do documento, que passou de 40 para 15 dias.
Também houve a necessidade de adequações sistêmicas e integrações nacionais, garantindo maior segurança do documento, que, antes de ser emitido, passa por validações da Receita Federal e do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A CIN, que começou a ser emitida em março de 2023, contém novos elementos de segurança, incluindo um QR Code e uma zona de leitura automatizada, com possibilidade de checagem fácil e segura pelas forças de segurança pública e por todos os balcões públicos e privados.
Além da versão física, em papel ou plástico, o documento também passou a ter uma versão digital, disponibilizada no aplicativo GOV.BR.
Outra mudança importante é a adoção do CPF como número do registro nacional, o que significa que, independentemente do Estado da Federação em que o documento seja emitido, o cidadão manterá sempre o mesmo número em seu registro.