Polícia Federal cumpre mandados em Água Boa por fraudes no FIES.mp3 |
Vinícius Antônio
Nesta terça-feira, a Polícia Federal deflagrou a operação Vagatomia, que investiga um grande esquema de fraudes na concessão do FIES, Financiamento Estudantil do Governo Federal, e na comercialização de vagas e transferências de alunos do exterior para o curso de medicina no Brasil.
Bolsas do PROUNI e fraudes relacionadas a cursos de complementação do exame REVALIDA também estão sob investigação da PF.
Além de cidades de São Paulo, foi cumprido mandado judicial em Água Boa, no leste mato-grossense.
Entre os mandados judiciais expedidos estão 11 prisões preventivas, 11 prisões temporárias, 45 ordens de busca e apreensão e 10 medidas cautelares. A Justiça Federal também determinou o bloqueio de bens e valores dos investigados até o valor de 250 milhões de reais.
As denúncias foram recebidas no começo do ano pela PF relatavam crimes e irregularidades que estariam ocorrendo no campus de um curso de medicina em Fernandópolis, em São Paulo. Vagas para ingresso, transferência e financiamentos FIES para o curso de medicina estariam sendo negociados por até 120 mil reais por aluno.
A Polícia Federal informou que foram expedidos 22 mandados de prisão, 16 foram cumpridos e seis pessoas estão foragidas.