Polícia Civil de Mato Grosso emitiu 100 mil ocorrências de extravios em 2 anos.mp3 |
Radio Agência Nacional - EBC - Bianca Paiva
De 2017 até o começo de abril de 2019, a Delegacia Virtual de Mato Grosso emitiu quase 100 mil boletins de extravios de documentos. De acordo com o órgão é a modalidade de registro mais procurada virtualmente e nas unidades físicas, representando cerca de 45% das ocorrências.
De qualquer parte do estado e a qualquer hora do dia, o cidadão pode utilizar a Delegacia Virtual para registrar boletins de ocorrências em 12 tipificações disponíveis. São elas: furto de celular, exercício ilegal da profissão, ameaça, calúnia, difamação, injúria, constrangimento ilegal, violação de serviços, extravio/ furtos de documentos e objetos, denúncia, desaparecimento de pessoas e o pré-registro.
Segundo a Polícia Civil, o objetivo do serviço é oferecer comodidade e rapidez, sem a necessidade de deslocamento da vítima até uma unidade física.
É possíve,l ainda, registrar boletins de ocorrência em três idiomas: português, inglês e espanhol.
Depois que o procedimento é realizado, uma cópia do boletim é enviada ao e-mail da vítima e outra para a delegacia mais próxima da área, nos casos com tipificação criminal.
A Polícia Civil de Mato Grosso informou que pretende aumentar o rol de crimes que podem ser registrados pela internet e ainda desenvolver um aplicativo de celular para facilitar ainda mais o serviço.
O link para a Delegacia Virtual está disponível na página da Secretaria de Estado de Segurança Pública: portal.sesp.mt.gov.br.