| 001A Polarização - Governo Lula enfrenta a maior oposição na bancada federal de Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
Um levantamento sobre a atuação das bancadas dos estados na Câmara Federal na primeira metade do ano, mostra que o presidente Luis Inácio Lula da Silva enfrenta a maior oposição, proporcionalmente, entre os deputados de Mato Grosso.
Em média, 76% dos congressistas mato-grossenses votaram contra matérias de interesses do governo federal.
Isso porque a maioria da bancada foi eleita na onda bolsonarista. Em Mato Grosso, Jair Bolsonaro somou 65% dos votos.
O estudo considerou os resultados das votações do Marco do Saneamento, Marco Temporal, MP dos Ministérios, Arcabouço Fiscal e Reforma Tributária.
E pela primeira vez, a metade da bancada federal mato-grossense é composta por mulheres.
São quatro deputadas no congresso nacional. As eleitas Amalia Barros e Coronel Fernanda, ambas do PL, e as suplentes: Ana Flávia Rodrigues, a Flavinha, do MDB e Gisela Simona, do União Brasil.
Gisela assumiu recentemente o lugar de Fábio Garcia, que foi nomeado secretário de Estado da Casa Civil. As quatro deputadas são alinhadas com as orientações do ex-presidente Bolsonaro.
Também votam contra as matérias do governo Lula os deputados Abilio Brunini, José Medeiros, os dois do PL, e o Coronel Assis, do União Brasil.
Dos oito integrantes da bancada de Mato Grosso, três enfrentam investigações.
A coronel Fernanda e José Medeiros, estão na mira do STF, Supremo Tribunal Federal, e da Polícia Federal por suspeita de apoio e estímulo ao quebra-quebra em Brasília, durante os atos golpistas do dia oito de janeiro.
Já Abilio Brunini está sendo investigado pela comissão de ética da Câmara Federal por tumultuar sessões da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, além de debochar dos colegas e espalhar fakenews.