| Poder Judiciário oferece palestra no Dia do Voluntário.mp3 | 
Vinícius Antônio
Há cada ano milhares de pessoas ingressam ao voluntariado, serviço formado por ações de interesse social e comunitário.
Em cinco de dezembro é comemorado o Dia Internacional do Voluntário, o Poder Judiciário de Mato Grosso, em parceria com o programa de Voluntários das Nações Unidas e o Conselho Nacional de Justiça, realiza neste dia a palestra “O papel do voluntariado na missão da ONU: retrato da experiência em Mato Grosso”.
O evento vai ser as duas horas da tarde, no auditório Gervásio Leite, na sede do Tribunal de Justiça. A entrada é gratuita, aberta ao público e não requer inscrição prévia. O palestrante é o coordenador local do Programa de Voluntários das Nações Unidas, Luis Pedroso.
Desde agosto de 2019, um grupo de 31 voluntários ligados à ONU presta serviços ao Judiciário de Mato Grosso para desenvolver projetos para o sistema prisional do Brasil entre o CNJ, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
O grupo trabalhou na implantação dos processos de execução penal, que tramitavam de forma física e no Sistema Eletrônico de Execução Unificado.
Este mês, o grupo recebeu numa nova missão: a digitalização do acervo físico das unidades judiciárias do Fórum da Capital para a inclusão na plataforma do Processo Judicial Eletrônico.