Plantão 24h atendeu 1.500 mulheres vítimas de violência no primeiro semestre deste ano

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: PC MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio:

 

O Plantão 24 horas de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e Sexual de Cuiabá atendeu mil e 500 mulheres vítimas de violência, em ocorrências policiais, no primeiro semestre de 2025.

A unidade, que pertence à Polícia Civil, atende casos de Cuiabá e Várzea Grande.

De acordo com o relatório produzido pela unidade, foram mais de mil e 600 medidas protetivas solicitadas por vítimas de violência doméstica e familiar nos primeiros seis meses deste ano. 

Uma vítima pode ter solicitado mais de uma medida para diferentes suspeitos.

No mesmo período, o Plantão 24 horas realizou quase quatro mil oitivas, além de elaborar dois mil boletins de ocorrência.

Já no serviço psicossocial, a equipe de assistentes sociais e psicólogas realizou 874 atendimentos, entre acolhimentos, escutas e encaminhamentos.

Os dados compilados pelo cartório da unidade incluem os procedimentos que originam os inquéritos policiais, além de medidas protetivas que são cadastradas diretamente no Processo Judicial Eletrônico, do Tribunal de Justiça.

Segundo o coordenador do Plantão 24 horas, delegado Richard Damasceno Ferreira Lage, os números demonstram a importância do funcionamento da unidade, estruturada para atender exclusivamente vítimas de violência doméstica e sexual.

A unidade absorve os procedimentos de plantão que antes eram realizados nas Centrais de Flagrantes de Cuiabá e Várzea Grande.

Damasceno explicou que através das equipes multidisciplinares do Plantão da Mulher, com delegados, escrivães, investigadores, psicólogas e assistentes sociais, a Polícia Civil atua com empatia e eficiência desde o primeiro atendimento, visando proteger e acolher as vítimas de violência doméstica e sexual.