| Placas do Mercosul começam a valer em Mato Grosso.mp3 |
Vinícius Antônio
Começa a valer a partir do dia 31 de janeiro a obrigatoriedade da placa do Mercosul para veículos de todo o país.
As novas placas já são utilizadas na Argentina e no Uruguai. A previsão é que em breve comecem a valer também no Paraguai e na Venezuela.
Dos 26 Estados brasileiros, já aderiram à nova Placa o Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Rondônia.
A nova placa será obrigatória apenas nos casos de primeiro emplacamento.
Quem tiver a placa antiga e for mudar de município ou unidade federativa, também vai receber uma no modelo novo. Assim como quem for vítima de roubo, furto, dano ou extravio da placa do carro.
A nova placa apresenta o padrão com 4 letras e 3 números, o inverso do modelo atualmente adotado no país. Também tem cor de fundo diferente, totalmente branca.
A cor da fonte das letras e números é preta para veículos de passeio, vermelha para veículos comerciais, azul para carros oficiais, verde para veículos em teste, dourado para os automóveis diplomáticos e prateada para os veículos de colecionadores.
Elas também têm um código de barras dinâmico, do tipo QR Code, contendo números de série e acesso às informações do banco de dados do fabricante e estampador da placa.
O objetivo é controlar a produção, logística, estampagem e instalação das placas nos respectivos veículos, além da verificação de autenticidade.