Pivetta diz que Governo do Estado vai investir nas Parcerias Público-Privadas para asfaltar rodovias

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Da redação

O governo de Mato Grosso está com um novo modelo para asfaltamento de rodovias estaduais, com eficiência na aplicação dos recursos públicos e redução dos custos em obras por meio das Parcerias Público-Privadas, as PPPs.

Vencido os obstáculos burocráticos e legais na regulamentação do novo formato neste primeiro ano, o governador em exercício Otaviano Pivetta calcula que serão pavimentados mil e 800 quilômetros até 2022 com recursos do Fethab, Fundo Estadual de Transportes e Habitação.

"Podem esperar desse governo um novo jeito de tratar o Fethab. Segundo ele, os agentes dos projetos de PPP serão "compradores, fiscalizadores e facilitadores das obras".

Comparado o custo por quilômetro no modo tradicional de pavimentação em relação às PPPs eles são reduzidos em cerca de 50%.

Pivetta acrescenta ainda que o dinheiro do fundo é importante para o governo como política social e para prestar contas do que os produtores rurais contribuem ao Estado com os impostos.

Pivetta disse ainda, que o Governo do Estado deve elaborar ainda este ano um projeto de lei com “medidas ousadas” para dar continuidade ao projeto de diminuição do tamanho do Estado.

 

Ele admitiu, por exemplo, que os ajustes devem passar pela manutenção do congelamento do duodécimo dos poderes e instituições.

 

O governador em exercício reafirmou que as prioridades do Governo de Mato Grosso, para o próximo ano estão as áreas da saúde e da educação.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.