PIRACEMA. Pesca está proibida nos rios de Mato Grosso e fiscalização será reforçada

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Christiano Antonucci/Secom-MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Já está valendo a proibição da pesca nos rios de Mato Grosso com o início do período da piracema, fase de reprodução dos peixes que segue até 31 de janeiro de 2026.

Durante esses meses, fica permitida apenas a pesca de subsistência realizada por ribeirinhos e comunidades tradicionais.

A medida engloba os rios das bacias hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins.

Durante o período, serão realizadas ações de fiscalização por meio de barreiras móveis e fixas, patrulhamento terrestre e fluvial.

 A ação é realizada em conjunto com o Batalhão de Proteção Ambiental da Polícia Militar, Ciopaer, Centro Integrado de Operações Aéreas, Delegacia Especializada do Meio Ambiente e o Juvam, Juizado Especial Volante Ambiental, sob coordenação da Sema, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, e a Secretaria de Estado de Segurança Pública.

A Sema alerta ainda que os pescadores profissionais e estabelecimentos comerciais devem, obrigatoriamente, declarar o estoque de peixes de rio, iscas vivas e peixes ornamentais até esta sexta-feira, três de outubro.