PIB de Mato Grosso registra a maior variação percentual do país e cresce mais de 1.230% em 20 anos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio:

 

Mato Grosso consolidou sua posição como destaque econômico no Brasil ao registrar crescimento de um mil duzentos e trinta e dois por cento no Produto Interno Bruto, a maior entre as unidades da federação do país, entre dois mil e dois e dois mil e vinte e dois, segundo o Sistema de Contas Regionais vinte e dois, elaborado pelo I.B.G.E, em parceria com órgãos estaduais.

O PIB de Mato Grosso passou de 19 bilhões e cento e noventa milhões de reais, em dois mil e vinte e dois, para Duzentos e cinquenta e cinco bilhões e quinhentos e vinte e sete milhões para 527 milhões em 2022. O segundo estado com maior variação do PIB no país, neste período de duas décadas, foi o Tocantins.

Já o PIB per capita, o valor correspondente ao resultado da divisão que receberia cada habitante de Mato Grosso, que, em dois mil e dois, estava na Décima primeira  posição com pouco mais de quarenta e nove mil reais na média nacional, o Estado alcançou a quarta posição com sessenta e nove mil oitocentos e trinta e nove. Ficou atrás apenas do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. Este avanço reflete o crescimento contínuo do Estado e consolida sua relevância econômica no país. 

O Centro-Oeste registrou a maior variação em volume no PIB nacional. Entre os Estados da região, Mato Grosso liderou esse avanço com dez virgula quatro por cento, seguido de Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.